segunda-feira, 13 de abril de 2009

Como será o novo enem?

Como é descrito na Revista Época por Ana Aranha:



A diferença entre o vestibular tradicional e o Enem atual. E como deve ser o formato do novo Enem, que pode substituir os vestibulares.


O vestibular tradicional cobra conteúdo

A questão de matemática abaixo, que caiu no vestibular de 2008 da Universidade Federal do Ceará, pede para o aluno resolver um cálculo de matrizes



Formato: para chegar à resposta, o aluno pode simplesmente repetir a fórmula para multiplicação de matrizes que praticou na escola. A questão não verifica se ele aprendeu o conceito de matriz ou se ele saberia usar o cálculo em um contexto diferente


O Enem hoje mede o raciocínio

A questão abaixo estava no Enem de 2008. Ela pede ao aluno para fazer um cálculo a partir de um carnê de mensalidade escolar



Formato: a questão não exige conhecimento específico de matemática. Para chegar à resposta, basta que o aluno relacione e interprete as informações dadas pelo enunciado


O novo Enem deverá exigir conteúdo e raciocínio

O vestibular da Unicamp tem um formato próximo ao que pode ser o novo Enem.
A questão abaixo, de 2008, pede ao aluno que resolva um problema a partir de uma situação concreta
3. Considere a sucessão de figuras a seguir. Observe que cada figura é formada por um conjunto de palitos de fósforo.

A) Suponha que essas figuras representam os três primeiros termos de uma sucessão de figuras que seguem a mesma lei de formação. Suponha também que F1 , F2 e F3 indiquem, respectivamente, o número de palitos usados para produzir as figuras 1, 2 e 3 e que o número de fósforos utilizados para formar a figura n seja Fn. Calcule F10 e escreva a expressão geral de Fn.

B) Determine o número de fósforos necessários para que seja possível exibir concomitantemente todas as primeiras 50 figuras.

Formato: o aluno pode responder à questão apenas raciocinando sobre as informações do enunciado, mas isso lhe tomaria muito tempo (no item B, mais do que ele dispõe para fazer a prova toda). Para resolver com agilidade, ele precisa identificar a fórmula que se aplica à situação proposta: fórmula para obtenção de termo da progressão aritmética

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